A Marca
A primeira loja da Casas Bahia abriu suas portas em São Caetano do Sul, na região do ABC de São Paulo, em e o nome foi escolhido como uma forma de homenagear e agradar o grande número de nordestinos que moravam na cidade. O imigrante Samuel Klein havia chegado 5 anos antes ao Brasil e trabalhava como vendedor de porta em porta, até adquirir o estabelecimento comercial e iniciar sua promissora trajetória como comerciante.
Em , as lojas começaram a vender eletrodomésticos e, em , já com sete filiais e o mascote "Baianinho", foi criado o slogan "Dedicação total a você". Começou o processo de expansão com abertura de unidades em São Paulo e Baixada Santista.
Até , o modelo logístico era concentrado em apenas um centro de distribuição, localizado em Jundiaí, no interior de São Paulo, considerado o maior CD da América Latina. Com as sinergias desenvolvidas pela Via Varejo, que administra Casas Bahia e Pontofrio, houve uma otimização e desenvolvimento do sistema. Com o processo de descentralização a empresa hoje conta com 25 centros de distribuição e entrepostos distribuídos pelo Brasil. A maior capilaridade gerou redução de custos e foi fundamental para o processo de expansão da empresa para outros Estados.
A marca Casas Bahia, constantemente citada em pesquisas de lembrança de marca como a mais presente na mente dos brasileiros, abrange, por dia, cerca 54.1 milhões de domicílios com TV, anunciando em sete emissoras de TV aberta e, também, em 11 canais por assinatura. Casas Bahia é líder de mercado e sua marca foi avaliada em R$691 milhões, sendo reconhecida como uma das marcas mais valiosas do Brasil em ranking divulgado pela consultoria Interbrand. Também é Top of Mind Data Folha por 12 anos consecutivos na categoria "Loja de Móveis e Eletrodomésticos".